sinceramente andei a pensar um bocado sobre o assunto e não cheguei a conclusão nenhuma além desta aparentemente necessidade de nos acharmos superiores.
a ultima teoria era sobre a imaginação. sobre o pensamento abstrato mas como não consigo ir passar umas ferias para a cabeça de nenhum animal para ver o que lá se passa estava com alguma relutância em seguir esse caminho. até que hoje tive uma ligeira epifania assim como quem manda um peidinho sem ninguém notar. os animais, alguns pelo menos, sonham. se sonham imaginam coisas que não existem, coisas abstratas . talvez um gato não se vá por a deduzir a formula da interferência entre ondas porque tem mais que fazer, tipo afiar as unhas, mas sonha, provavelmente com um suprimento infindável de ratos ou com uma praia qq no hawai, nunca saberei, mas que tem pensamentos abstratos tem.
e aí é que está, os animais não são menos que nós. nós é que pelas nossas inseguranças, tipo não ter garras nem pelo suficiente para nos aguentar-mos no inverno tivemos que querer ser mais do que um animal e começamos a querer algo que nos ajudasse nessas coisas ao inicio tão simples como aquecer os pés. a partir daí ele é telemoveis e consolas e viagens ao espaço e teorias da relatividade. e em que é que isto nos faz melhores enquanto especie?? em nada.
ponham um homem dentro duma jaula com um tigre, ambos com fome a ver quem é que sai de lá de dentro inteiro.
a conclusão é que o Homem não é superior a animal nenhum mas inferior em quase todos os aspectos e dessa fraqueza nasce a força do querer superar as próprias limitações. nasce a teimosia de não aceitar o que se é. um trágico melodrama que não há pachorra para analisar em pinceladas tão abrangentes que tiram todo o sentido ao que quer que seja. analises da treta pa mentes cheias de treta :P
p.s. video lamechas cumó caralho mas pronto
Sem comentários:
Enviar um comentário